Em épocas de inicio de ano, com os impostos e várias contas para pagar, surge dúvidas de parcelar ou pagar à vista, porém, podemos pensar e estender isso para tudo que formos adquirir, seja serviço, seja algum produto ou mesmo os tais impostos e tributos.
Para que a dúvida entre um e outro seja percebido e com isso melhor escolhido no seu planejamento financeiro, listei algumas orientações para que você possa refletir, analisar e fazer com que o que for adquirir traga mais realizações do que preocupações.
- Primeiro, poupe o valor necessário;
- Verifique se à vista tem desconto;
- Analise se o produto/serviço que utilizará terá uma durabilidade maior que 1 mês;
- Pare, pense e reflita se você tem outros recursos além do montante que pagará a vista e se ficará com saldo em caixa;
- Mesmo com o recurso, parcele o máximo de vezes possível se não tiver qualquer desconto;
- Mesmo com o recurso, parcele o máximo de vezes, mesmo com desconto, se não tiver qualquer outro valor em caixa, na mão. Isso ajudará em caso de fatores não previstos, não recorrer a empréstimo com juros mais altos que o próprio benefício do desconto;
- Caso tenha parcelado, invista o dinheiro para que tenha potencialização dos seus recursos, utilize o valor para pagar mensalmente, e ao final da dívida, terá ainda um recurso efeito dos juros a seu favor.
- Pague à vista, se tem desconto, e se tem outros recursos financeiros poupados;
- Pague à vista, se utilizará o item em tempo curto, e possivelmente precisa utilizar mais vezes com novos pagamentos (ex: supermercado)
Isso serve, desde um imposto, uma viagem, um bem: como carro e casa. Isso mesmo. Você não precisa primeiro se endividar, sem ter certeza que terá recursos para fazer frente, em tempo muito menor do que imagina, consegue poupar, e ter seus sonhos, sem dividas, ou com dívidas totalmente planejadas.
Para que isso aconteça, o que precisa é criar o hábito de poupar, mudar o padrão de anos de preferir olhar a parcela do que o valor total do que está se adquirindo, preferir ter paciência para adquirir o que deseja e quer, no tempo certo, com tranquilidade, e poder pensar antes de agir, e não apenas depois, e não saber as saídas.
E dar o passo conforme vamos subindo degrau a degrau, sem pressa, podemos tudo, mas com calma e tranquilidade, chegaremos onde quisermos.