Educação Financeira – Escolhas

Recentemente me veio um pensamento de gravar um vídeo com minha avó. Sabe aquelas ideias no meio da noite, meio sem pé nem cabeça, pois bem. Isso foi de sexta para sábado.

No sábado resolvi ligar para ver se minha avó estaria em casa, e lá fui eu fazer uma visita e aproveitar e gravar.

Olha até onde eu sei, ela nunca fez isso, e eu também não tinha noção do que perguntaria, como seria o vídeo. Preferi deixar fluir e fizemos assim, simples e natural.

Caso queira ver, deixarei o link ao final do artigo para vocês. Gravamos 3 vídeos, dois postei, e um talvez ficará mais para meus arquivos pessoais. Pensarei….

Mas, o assunto desse artigo não é esse, mas a partir dessa ação me fez refletir sobre…

As vezes as pessoas acham ou acreditam que ser Educados Financeiramente é ter dinheiro, é ser rico. Ledo engano.

Na verdade o dinheiro é só um meio, ser rico ou ser pobre é como fazemos as nossas escolhas com os recursos que até nos chegam, ou seja, ser Educado Financeiramente está relacionado com as escolhas que fazemos, como fazemos e quando fazemos, pensando no hoje, amanhã e depois.

Saber viver as diversas situações em que a vida nos apresenta, sem precisar sofre por questões financeiras.

Muitos atribuem a culpa de seus sucessos ou fracassos por um simbolo, um papel, ou até mesmo, hoje em dia, por um número. Mas na verdade da verdade, o que é verdadeiramente são nossas ações, nossas atitudes, comportamentos e hábitos. E o dinheiro será apenas um reflexo, um mensurador dessa situação.

O que precisamos de fato é nos conhecer, saber o que queremos, e como usar esse recurso que é meio para esse fim, apenas isso. Mas para chegarmos aqui, muita, mas muita coisa precisa mudar, e mudar hábitos e padrões de comportamentos já arraigados não é fácil, mas não é dificil. Tudo depende única e exclusivamente de nós.

Termino esse texto, mostrando que minha avó mesmo com seus 81 anos, mesmo ainda trabalhando, mesmo enfrentando diversos obstáculos ao longo de sua vida, mesmo sem estudos, usou sua força, sua atitude e nunca precisou ficar inadimplente. Um lindo exemplo. Obvio, como ela mesmo fala, é preciso fazer escolhas.
 
Cíntia Senna
 

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑